quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Voto x, voto y, voto branco, voto nulo...


Eu sei que as eleições acabaram de passar, todos voltaram a ser amiguinhos e a paz reina outra vez porque findaram as picuinhas políticas. Então é justamente agora um ótimo momento de cada um começar a pesquisar e fiscalizar, de fato, sem a paixão atrapalhando a razão e o bom senso, o que estão fazendo todos aqueles que a maioria elegeu para nos representar.


Daqui a menos de 2 anos as intrigas voltarão com o pleito eleitoral para prefeito e vereadores. Até lá, nada mais justo que se informar o que se passa na prefeitura de sua cidade e na câmara municipal. Lembra-se em quem votou para vereador nas últimas eleições? Tem feito um bom trabalho? Acredito que quase todo município tem um site da câmara municipal; é um bom lugar para começar a ficar de olho, ver os projetos (quando existem), etc.

Outra coisa que me chamou atenção nessas últimas eleições foi a quantidade de gente dizendo que votaria nulo. Eu sempre ouvi falar que se 50% + 1 do eleitorado votasse nulo as eleições eram anuladas. Sobre votar em branco, muitos acham que esses votos são direcionados para aquele candidato que obteve o maior número de votos. Se você já ouviu coisas assim, saiba que nada disso procede. Voto nulo ou voto em branco não são considerados votos válidos nem possuem nenhum efeito prático para absolutamente nada - simples assim! Fonte TSE Eles entram tão somente nas estatísticas das eleições, e nada mais. Portanto, mesmo que você não se veja representado por nenhum dos candidatos (e não queira fazer a escolha do "menos pior"), o seu voto nulo ou em branco não vai gerar resultado nenhum. 

Por mais que voto nulo e em branco tenham o mesmo efeito prático (servem tão somente para fins estatísticos), eu penso, contudo, que seja melhor votar em branco. Isso porque voto nulo é aquele que, teoricamente, votou em um número errado, que não existia. Então mesmo que você soubesse que o número "99" não era de nenhum candidato, nas estatísticas não será possível saber quantos daqueles votos nulos foram conscientes ou realmente equivocados. Já o voto em branco não gera margem de dúvida quanto a sua manifestação contrária a todos os candidatos: você foi lá e clicou "Branco" e "Confirma" - é, inclusive, mais prático. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário